Como Escrever um roteiro para vídeos no YouTube?

Se você gosta de criar conteúdo ou mesmo se é um “youtuber” ou Instragran e vê a internet como um ótimo cenário para potencializar seus negócios, precisa saber como escrever um roteiro. Afinal, se vai entregar algo para o público, que seja feito com um bom valor agregado.

Pensando em ajudar você a potencializar seu canal, vou passar sete dicas que farão a diferença nos resultados dos seus vídeos, veja!

Por que fazer um roteiro para seus vídeos?

Sabe quando você para escutar alguém que está te vendendo algo por telefone? Se a pessoa não souber como usar as palavras, provavelmente você vai desistir de ouvi-la ou, pelo menos, parar de dar atenção.

Outro exemplo é quando algum amigo seu quer contar uma história, mas, se não souber como falar da melhor maneira, você pode não se prender tanto e acabar perdendo alguns detalhes.

Esse tipo de falha de comunicação acontece porque o roteiro de fala não foi bem desenvolvido e poderia ser evitado se as pessoas se planejassem melhor com antecedência. Quer motivo melhor do que esse de ter uma ligação mais fácil e direta com a sua audiência?

7 dicas de como escrever um roteiro

Antes de partir para as dicas práticas de como escrever um roteiro, preciso passar algumas recomendações que acontecem antes do processo de criação:

  • • desenvolva um planejamento de pautas para seus próximos vídeos;
    crie um cronograma;
  • • pense nos cenários que se adequam aos temas e dias;
  • • faça uma gestão do seu tempo para se organizar melhor e gravar sem atrasos.

Como Escrever Um Roteiro Para Vídeos do YouTube?

Agora sim, posso passar os melhores truques para seus roteiros!

1. Saiba qual é a ideia principal

Todo vídeo precisa ter uma ideia principal. Claro que alguns canais utilizam algumas de suas produções para abordar vários temas ou para gravar algo bem livre, mas são apenas uma forma mais leve de comunicar. Como parte da sua estratégia, é importante que os seus principais vídeos tenham um objetivo principal.

Pense o que você quer alcançar com cada um deles e estabeleça o assunto protagonista.

2. Liste tudo o que precisa ser falado

Com base no tema que escolheu, o que precisa ser falado?

Alguns assuntos geram muitos tópicos e subtópicos. Liste todos eles, mas faça o exercício de se perguntar o que realmente precisa ser falado, assim pode cortar o que não é tão relevante.

3. Crie uma ordem de acordo com as prioridades

Agora que tem sua lista em mãos sobre o que vai ser falado, crie a melhor ordem para prender a atenção do público. É importante entender que as pessoas se prendem a histórias. Por isso, quando você cria uma elo entre o tema principal e cada tópico, gera um engajamento ainda maior.

Faça as pessoas se prenderem ao conteúdo do início ao fim para saber o desfecho do seu vídeo. Investir em um storytelling é uma das principais dicas sobre como escrever um roteiro.

4. Utilize gatilhos mentais desde o início do vídeo

Os gatilhos mentais são ferramentas de comunicação que ajudam a conectar as pessoas com as suas ideias e até a impulsioná-las a cumprirem uma ação desejada por você — seja assistir um vídeo completo, dar like, comentar, etc.

Esses gatilhos podem ser variados e são muito utilizados na área de vendas, mas também podem fazer a diferença na sua produção do “esqueleto” do seu texto para vídeo. São alguns exemplos: escassez, urgência, novidade, entre outros.

5. Fale diretamente com seu público-alvo

Se você já tem um canal no YouTube, certamente tem acesso às métricas sobre sua audiência. Ou, se tem outras redes sociais, também pode entender um pouco mais sobre as pessoas com quem fala, seu público-alvo.

Com base nesses dados é possível entender o perfil de quem vai assistir você para ajudar a escolher a melhor forma de falar, o seu tom de voz.

6. Alinhe ritmo e tom de voz

Pense no seu canal como um ambiente que une muitos conteúdos relevantes e que estão em sintonia. Mas, veja cada vídeo como uma oportunidade de atingir objetivos únicos.

Com uma visão de que suas produções podem gerar efeitos distintos, você pode dar o ritmo que desejar a cada vídeo e isso vem desde o roteiro. Indique a intensidade com que tom vai falar em cada etapa da gravação, quais as informações terão mais ênfase na hora de expressá-las e como fará isso, seguindo a sua linha estratégica!

7. Finalize com um call to action

Conclua com um call to action, ou seja, uma chamada para ação. Chame a atenção do público para algo que precisa ser feito — seja curtir o vídeo, fazer a inscrição no canal ou acessar o seu site.

 

Fonte: Agencia Digital Ignição

Deixe um comentário

Rolar para o topo