Tem dificuldades de decorar textos enormes para falar em publico, que tal contar a sua historia ?
Uma boa história sem dúvidas costuma atrai as pessoas. Mas, ele, por si só, não tem esse poder. Afinal, o que realmente garante que elas cheguem até ele é uma comunicação eficaz, que consiga levar suas experiencia. Confira o storytelling e exemplos dessa prática que atrai cada vez mais adeptos.
O que é storytelling?
Storytelling define-se pela comunicação de uma ideia através de suas histórias. É uma ferramenta que, se empregada de maneira coerente, pode ser bastante eficiente para conectar seus cliente. Mas afinal, por que as pessoas se interessarão por sua narrativa?
A resposta é que o cérebro compreende e retém melhor as lições e suas experiencias. Quando estamos diante de uma história, todos os nossos sentidos são aguçados, o que, por sua vez, influencia na reflexão das algo que precisa melhorar que já aconteceu com você.
Por exemplo, contar mudanças nos gastos sem necessidade como melhorou a sua relação com a família, provavelmente irá dar mais crédito à história de alguém que já tenha passado por um problema semelhante do que dados expostos em forma de estatística. Não que o último não exerça poder de convencimento, mas com o storytelling acontece uma aproximação mais humana.
Storytelling e exemplos de como criar sua própria narrativa
Independentemente de qual seja o seu canal, blog, site ou outros, quando criar um conteúdo para seus clientes, você pode e deve usar de elementos de storytelling para criar uma conexão maior entre seu produto ou serviço e o consumidor.
Para isso, procure utilizar imagens que sejam interessantes para o leitor, fazendo com que o conteúdo de torne mais relevante e atrativo.
Essa técnica não se restringe à escrita, se o canal de comunicação é um podcast, por exemplo, utilize estímulos sonoros que atinjam a emoção. Para videos, palavras, sons e imagens podem fazer toda a diferença. Note que artigos que possuam conteúdo visual atingem maior compartilhamento nas redes.
Qual a importância do storytelling ao falar em Público ?
Uma história que seja contada de maneira clara, natural e que, sobretudo, ofereça interação com as pessoas, certamente fará mais sucesso e aumentará o engajamentos e, consequentemente, passará sua experiencia.
Dessa forma, um storytelling bem elaborado tem o poder de aumentar a conexão, fazendo com que o público se interesse pelo o que você produz.
Seja você mesmo, isso facilitará falar em público !
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.